Céu de Lamparina

 

Com intuito de resgatar, preservar e divulgar as canções mais representativas que participaram, desde 1997, do tradicional Festival de Música Junina de São Luiz do Paraitinga, o Grupo Céu de Lamparina traz à tona, em seu repertório, músicas da antiga e da nova geração de compositores desse gênero. Esse trabalho - que transpassa o universo junino, mesclando estilos variados em cada faixa - contribui assim para a catalogação do acervo das músicas juninas da cidade.

Da junção de músicos locais, atuantes em grupos musicais dos mais variados gêneros e com experiência em diversas edições do Festival Junino da cidade, surgiu o Grupo Céu de Lamparina, reforçando a importância de valorizar os estilos musicais típicos das festividades juninas, tais como xote, baião, rastapé, entre outros presentes nas 18 edições do festival, contribuindo assim para a construção de uma musicalidade local singular, agora com uma “roupagem” ampla e diversificada contida nos arranjos desse grupo e pautada pela produção musical de André Magalhães.

 

O Festival

 

O Festival de Música Junina de São Luiz do Paraitinga foi criado em 1997 e já produziu um acervo grandioso, com cerca de 400 canções, além de ser um dos únicos do gênero no Estado de São Paulo. No total, foram 18 edições ininterruptas desse festival, entretanto, a única que possui registro fonográfico é a primeira delas. Esse festival atualmente é realizado no ponto turístico mais popular da cidade, o Mercado Municipal, e tem como característica peculiar a premiação, na qual são contemplados os seis primeiros colocados, da seguinte maneira: um bezerro, um porco, um pato, uma galinha, um ovo e uma pena, do primeiro ao sexto lugar, respectivamente.